Sinusite aguda - saiba mais
- Dra Ana Carolina Mayor de Carvalho
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Anexo ao nariz nós temos diversas cavidades que são chamadas de sinus ou seios da face. Elas possuem um revestimento semelhante a mucosa nasal e também produzem muco com substâncias protetoras para a nossa via respiratória. A sinusite é uma inflamação da mucosa nasal e das cavidades paranasais.
Suas principais causas são as infecções virais. Estima-se que os adultos sofram de 2 a 5 resfriados por ano e crianças, em idade escolar, podem sofrer 7 a 10 resfriados.
É chamada de rinossinusite aguda quando os sintomas duram menos de 12 semanas e crônica quando duram mais de 12 semanas.
O processo inflamatório e a lesão à mucosa nasal, causado pela infecção viral durante gripes e resfriados, pode propiciar, em alguns casos, o desenvolvimento de uma infecção bacteriana com o crescimento de bactérias nestas cavidades.
Nem sempre é fácil determinar quando uma infecção viral das vias aéreas se tornou bacteriana, mas a suspeita começa a existir quando os sintomas persistem por mais de 10 dias ou quando a gripe/resfriado piora após o 5º dia.
O diagnóstico é clínico, avaliando-se a presença dos seguintes sintomas:
· Bloqueio/obstrução nasal/congestão;
· Secreção nasal (gotejamento nasal anterior/posterior);
· Pressão/dor facial;
· Redução ou perda do olfato.
Os exames diagnósticos mais utilizados para este caso são a nasofibrolaringoscopia (que permite uma avaliação de toda a cavidade nasal e comunicação com os seios da face) e a Tomografia Computadorizada de Seios da Face.
O tratamento dependerá do estágio e do agente causador. Em caso de um quadro viral, o tratamento pode englobar: lavagem nasal com soro fisiológico, descongestionantes (não ultrapassando 5 dias de uso), anti-histamínicos, analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais.
Caso o quadro esteja persistindo por um período superior a 7 dias, ou seja, uma rinossinusite pós-viral, podemos associar o uso de corticosteroides tópicos. Os corticoides também podem ser usados em associação com antibióticos nos casos de rinossinusite bacteriana.
Este texto tem objetivo de orientar a população em geral e caso tenha alguns dos sintomas aqui descritos, procure seu médico otorrinolaringologista.
Comments